MBC participou do OPEN Campo Grande de Master.

Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de agosto em Campo Grande no Ginásio de Esportes do CEMTE, no Carandá Bosque, o CIRCUITO MASTER BRASIL, com a etapa OPEN MASTER CAMPO GRANDE.
Este ano contando com 12 equipes em três categorias, 2 masculina 30+ e 40+ e 01 feminina 30+, sendo: 02 equipes de Rio Claro/SP, 03 equipes de Corumbá/MS, 01 equipe de Maracaju/MS, 01 equipe de Dourados/MS e 05 equipes de Campo Grande/MS.
Masculina 30+ = Ultimate Basketball, MS Basket Club, Cidade Azul Master, Corumba Adulto ACB.
Masculina 40+ = Vila Almeida Basquete, Urologica/Sportcenter, Corumbá Master, Rio Claro.
Feminina 30+ = ABAF/ABVMS Campo Grande, MBC Maracaju Basquetebol Clube, Corumbá, MIX/MS Dourados.
O evento conta com apoio da Federação de Basketball de MS e Fundação de Esportes de Campo Grande – FUNESP.
A classificação final ficou assim definida:
CATEGORIA 30+ MASCULINO
1º Lugar: Ultimate basketball
2º Lugar: Cidade Azul Master – Rio Claro
3º Lugar: MS Basket Club
4º Lugar: ACB-Corumbá Adulto
CATEGORIA 40+ MASCULINO
1º Lugar: Corumbá Master
2º Lugar: Rio Claro
3º Lugar: Urologia/SportCenter
4º Lugar: Vila Almeida Basquete
CATEGORIA 30+ FEMININO
1º Lugar: ABAF/ABV-Campo Grande
2º Lugar: ABC-Corumbá
3º Lugar: MIXMS-Dourados
4º Lugar: MBC-Maracaju Basquetebol Clube

Comissão Técnica do MBC definiu atletas e cronograma de treinamento para Brasileiro Feminino Adulto 2021.

Após a realização da ultima seletiva na cidade de Dourados neste ultimo sábado, a Comissão Técnica do MBC já definiu as 20 atletas que irão compor o elenco para participar do Campeonato Brasileiro Feminino Adulto Sub 23.
As atletas selecionadas foram:
Campo Grande - Yasmin Nunez (22), Rebeca Pockel Monteiro (18), Isabella Almeida Dias (22), Mariane Dan de Souza (23), Giovana Gomes de Oliveira (20), Sabrina Marques (19), Karoline Carvalho Campos (20), Vitória Sampaio Freitas Candido (18), Ana Laura Bezerra Cubel (22).
Nova Andradina – Kamila Marinho Ramos (21), Nathália Vital Verão (19), Nathália Gonçalves Pedroso (20), Brenda Gabriela Amer Rios (19)
Três Lagoas - Thaila Bianca Marques Lopes (21), Kemily Aparecida Silva (20), Izabela Assunção Marta Uchoa (22).
Maracaju - Dairielli Cabral de Oliveira (21), Evelyn Sabrina Fernandez Mendonça (16), Emilly de Souza Moraes (16).
Dourados - Luiza Laias Dos Reis (21).
A Diretoria do MBC agradece pela acolhida que teve na cidade de Dourados na Escola Erasmo Braga, coordenada pela Professora Michele e sua equipe de trabalho. Também marcou presença Prof. Jorge Pereira, vice-presidente da FBMS e Prof. Bedeu, Tiago de Souza e a Profª Joyce Fraga.
Com a definição das atletas, a Comissão Técnica também definiu um cronograma e treinamento até o final da competição.
Devido ao estudo e trabalho das atletas, os treinos irão acontecer aos sábados e domingos com a seguinte programação:
Dia 21 e 22 de agosto na cidade de Maracaju.
Dia 12 e 12 de setembro na cidade de Campo Grande.
Dia 25 e 26 de setembro na cidade de Maracaju.
Dia 01 e 02 de outubro na cidade de Campo Grande.
Dia 02 de outubro, à noite, embarque para Brasileira.
A partir do dia 10 de agosto as atletas estarão durante semana executando planejamento físico e técnico elaborado pela Comissão Técnica.

Maracaju Basquetebol Clube define Comissão Técnica para o Brasileiro Feminino Adulto 2021.

Prof. Edilson Gonçalves, Prof. Carlos Morelli, Profª Carol Morais (Comissão Técnica) e Prof. Jorge (Vice-Presidente FBMS)

A Diretoria do Maracaju Basquetebol Clube-MBC definiu nesta ultima sexta-feira (23) a Comissão Técnica que vai dirigir a equipe no Campeonato Brasileiro Feminino 2021.
Para facilitar o trabalho toda Comissão Técnica será de Maracaju. A Coordenação Técnica será executada pelo Professor Carlos Morelli, a Técnica da equipe será Professora Carol Morais e Assistente Técnico Professor Edilson Gonçalves.
A Coordenação Administrativa será do Prof. Lotti, Presidente do MBC e do Prof. Eduardo Marques (Batata), Presidente da Federação de Basketball de MS.
O MBC além da Comissão Técnica conta com apoio dos Professores Rodrigo de Campo Grande, Prof. Dicão de Três Lagoas, Prof. Adriano de Nova Andradina.
A Comissão Técnica definiu que estarão compondo o elenco apenas com atletas do nosso Estado, na faixa etária de 17 até 23 anos, com objetivo de motivar o basquetebol de base do nosso Estado.
Serão definidas 20 atletas no primeiro momento, devendo ficar 12 atletas que estarão disputando a competição no mês de setembro a novembro de 2021.
A programação do processo de formação da equipe será da seguinte forma:
-Dia 24 de julho (Sábado) na cidade de Campo Grande no Ginásio da CEMTE, às 14 horas, teremos uma avaliação seletiva com as atletas da Cidade.
-Dia 31 de julho (Sábado) na cidade de Maracaju, Ginásio Louquinho, ás 15 horas, teremos avaliação seletiva com atletas de Maracaju, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Após a definição das 20 (vinte) atletas para compor o elenco, estaremos organizando um cronograma de treinamento para os meses de agosto e setembro.

Heleninha e Delcy dão nome às Conferências do Campeonato Brasileiro Feminino 2021.

Heleninha e Delcy Marques. Duas desbravadoras do basquete brasileiro. Multicampeãs e donas da primeira medalha do basquete feminino brasileiro em Mundiais. A dupla será homenageada pela Confederação Brasileira de Basketball e dão nome as Conferências do Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino 2021, com começo em setembro desde ano e participação de 16 equipes - confira todas no fim da matéria.
Delcy e Heleninha estiveram em quadra em 1971, quando a Seleção Brasileira conquistou o bronze no Mundial disputado em São Paulo. Juntas, também tiveram conquistas inesquecíveis no basquete brasileiro, entrando para a história.
Vice-presidente da CBB e diretora do feminino, Magic Paula falou sobre a ideia de homenagear Delcy e Heleninha com o nome das duas Conferências do Brasileirão. Na segunda-feira, a CBB irá divulgar a divisão das 16 equipes nas duas conferências.
- As duas representam uma geração que plantou as nossas conquistas. Lá atrás, foram mulheres que desbravaram muitos caminhos para a nossa geração. Nesse momento, completando 50 anos do Mundial delas, 30 anos do nosso Pan-Americano, nada mais feliz do que esse Campeonato Brasileiro, com tantas equipes e podendo homenagear algumas delas. E lembrando de algumas delas, estamos homenageando as que se foram e as que estão aqui em vida, como a Elzinha e outras - citou Magic Paula, diretora do feminino e vice-presidente da CBB.
O torneio respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social. No Brasileirão masculino, o protocolo da CBB foi sucesso e nenhuma equipe teve jogadores em ação com atletas infectados pelo vírus. A arbitragem também não teve casos do novo coronavírus.
O Brasileirão feminino terá transmissão ao vivo pela CBB TV/TV NSports, e o calendário e quantidade de jogos disponibilizados de forma gratuita terá sua grade definida e divulgada nas próximas semanas. A decisão seguirá no formato de Final Four, em novembro.
O que disseram as homenageadas
Heleninha conversou com a CBB para falar sobre a homenagem. Atendeu a reportagem enquanto assistia a cerimônia de abertura de Tóquio 2020.
Heleninha tem uma vinda inteira dedicada ao esporte. Como atleta, colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971.
Já como técnica, fez uma dupla histórica como assistente de Maria Helena Cardoso e colecionou títulos paulistas, brasileiros e internacionais.
- É uma honra a gente ser lembrada depois de tanto tempo. Fiquei muito feliz e contente. Que seja um exemplo para as próximas gerações. É uma alegria tremenda ver eu e outras mulheres que participaram daquela conquista do Mundial no Brasil. Unimos-nos muito, estamos sempre em contato e uma alegria muito grande de ter minhas companheiras de geração também homenageadas - disse Heleninha.
Delcy também estava em frente à televisão assistindo os Jogos Olímpicos de Tóquio. Trocou de sala em casa e falou sobre a homenagem da CBB para ela.
Delcy Marques marcou época no basquete brasileiro. Presente na Seleção Brasileira por mais de uma década, foi mais uma das desbravadoras que trouxeram o basquete feminino até onde ele está hoje. Foi hexacampeã Sul-Americana, bicampeã Pan-Americana e bronze no Mundial de 71, realizado em São Paulo, ao lado da própria Heleninha.
Delcy é descendente de alemães e natural de Curitiba (PR). Ala da Seleção Brasileira começou a praticar basquete com 14 anos na cidade paranaense de Ponta Grossa. Antes ela era praticante de atletismo, tendo alcançado a marca de 1.50m no salto em altura.
- A Paula conversou comigo, um tempo atrás. O envolvimento do grupo, Norminha, Heleninha, Maria Helena, é um projeto importante e necessário para o nosso país. Ter o meu nome lembrado na homenagem é muito legal. Fico surpresa. Passam tantos anos e a gente ainda é lembrado, é uma emoção muito grande. Isso é o esporte, é o que faz a vida das pessoas ter valor, importância. De geração para geração, você vê mudanças, melhoras, a Olimpíada crescendo. Isso é muito legal - contou Delcy Marques.
Fonte Site CBB.

O Brasileirão Feminino Adulto 2021 terá 16 equipes, com começo previsto para o mês de setembro.

A competição é uma parceria da Confederação Brasileira de Basketball com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e contará com a participação de times de oito estados e uma importante descentralização, com equipes da região Centro-Oeste e Nordeste também. Todo o torneio será jogado em sistema de sedes, espécies de bolhas, levando em conta a pandemia da Covid-19.
Confirmaram presença: Instituto Vitaliza (PE), Sport Club do Recife (PE), Aeroclube (RN), Clube Campestre (PB), ADC Bradesco (SP), Sociedade Thalia (PR), SGJ Joinville (SC), AGEFB/Basket São José/ELASE (SC), Cerrado Basquete (DF), Maracaju Basquete Clube (MS), ADRM Maringá (PR), ABASFI Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais/Guaxo (PR), Sociedade Recreativa Mampituba (SC), Basket Pinda - Pindamonhangaba (SP) e APAGEBASK Guarulhos(SP).
Assim como no Brasileirão masculino, as equipes serão divididas em conferências. Os times de cada uma, assim como as homenageadas, serão divulgadas em breve pela CBB, assim como a fórmula de disputa até o Final Four, marcado para novembro de 2021.
É uma felicidade e uma surpresa. Desde a minha chegada na CBB, essa foi a meta traçada por mim e pelo presidente Guy Peixoto, de valorizar e fortalecer o basquete feminino. De tentarmos recuperar o feminino. E a ideia de fazer esse Brasileirão com atletas sub-23 é pensar no futuro, uma competição que dê oportunidade para meninas mais novas, visando detectar talentos - cita a vice-presidente da CBB e diretoria do feminino, Magic Paula.
O torneio respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social. No Brasileirão masculino, o protocolo da CBB foi sucesso e nenhuma equipe teve jogadores em ação com atletas infectados pelo vírus. A arbitragem também não teve casos do novo coronavírus.
O Brasileirão feminino terá transmissão ao vivo pela CBB TV/TV NSports, e o calendário e quantidade de jogos disponibilizados de forma gratuita terá sua grade definida e divulgada nas próximas semanas.
Fonte-Site CBB

Assembleia Legislativa do MS aprova Titulo de Utilidade Publica Estadual para Maracaju Basquetebol Clube.

A Assembleia Legislativa do MS declarou titulo de Utilidade Pública nesta sexta-feira (16), por força de Lei 5.692/2021, publicada no Diário Oficial do Estado.
O Deputado Herculano Borges (Solidariedade) por conhecer o trabalho que o Clube realiza na cidade de Maracaju e no Estado fez a propositura da nova lei.
Segundo Deputado o Clube tem prestado relevante serviços ao esporte Estadual e está se preparando para realizar Projetos mais ambiciosos como a participação no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto feminino, promovido pela CBB, neste ano de 2021 e na Liga Basquete Feminino-LBF em 2022, proporcionando aos nossos jovens Sul-mato-grossenses a continuidade na pratica do esporte de rendimento na fase adulta. Além de desenvolver um trabalho social com mais de 150 crianças e adolescentes que participam das categorias de base do Clube, em parceria com a Secretaria de Esportes de Maracaju, sem cobrança de nenhuma taxa aos atletas participantes.
Acompanhe o áudio abaixo.

Maracaju Basquetebol Clube-MBC conquista mais um avanço fora das quadras.

CBC- www.cbclubes.org.br

O Maracaju Basquetebol Clube vem se estruturando fora das quadras para se tornar um Clube reconhecido a nível Nacional.
Recentemente conseguiu o Titulo de Utilidade Publica Municipal. Agora temos um pedido de Titulo de Utilidade Estadual junto a Assembleia Legislativa, através do Projeto do Deputado Herculano Borges, que está tramitando desde o inicio do mês de julho.
Desde março de 2021 o Clube busca mais uma conquista fora das quadras, fazer parte do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e FENACLUBES, isto demandou de vários documentos e comprovações que o Clube teve que fazer junto a esta Instituição Nacional.
Neste mês de Julho o Maracaju Basquetebol Clube – MBC passou a compor o Comitê Brasileiro de Clube-CBC e a FENACLUBES – Federação Nacional de Clubes, recebendo no dia 09 de julho o certificado de filiação.
Para quem não sabe o Comitê Brasileiro de Clube iniciou sua história em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de Congressos para o aprimoramento do nosso segmento.
Com a integração cada vez maior de clubes e federações, a então Confederação Brasileira de Clubes criou um Plano Estratégico para ampliar e melhorar a prestação de serviços aos clubes, lutando pelo segmento Clubístico.
Hoje, posicionado ao lado do Comitê Olímpico do Brasil - COB, em subsistema específico do SND, e atuando em conjunto com os clubes na implementação de uma sólida Política de Formação de Atletas, o CBC tornou-se referência nacional de excelência esportiva, consolidando-se como a entidade central dos clubes que formam atletas no Brasil. (www.cbclubes.org.br)
A Diretoria do Clube estará fazendo uma parceria com a Federação de Basketball de Mato Grosso do Sul no sentido de participar em várias competições a nível nacional, em todas as categorias.
O Clube não tem equipes fortes, mas formando seleções estaduais poderemos jogar em igualdade de condições com outros clubes a nível nacional e representar bem nosso Estado.
Para o segundo semestre esta parceria MBC/FBMS/CBC já estará sendo desenvolvida, estaremos participando do Campeonato Brasileiro Feminino Adulto promovido pela CBB-Confederação Brasileira de Basketball.
“O apoio da Prefeitura de Maracaju, da FUDESPORTE e ASSEMA foram fatores importantes nestas conquistas do Clube. Agora estamos esperando a confirmação de outros parceiros “UNIGRAN, SESI, SICREDI PANTANAL, COAMO, GAZIN”, para nos ajudar no crescimento do Basquetebol Feminino Adulto e oportunizar nossas atletas de participar de competições a nível nacional em igualdade de condições”, finalizou Prof. Lotti presidente do Clube.

Deputado Herculano Borges pede Titulo de Utilidade Publica Estadual para Maracaju Basquetebol Clube.

O Maracaju Basquetebol Clube recentemente conseguiu o Titulo de utilidade publica municipal das mãos do Prefeito de Maracaju Jose Marcos Calderan, indicação do Vereador Laudo Sorrilha.
O Clube tem prestado relevantes serviços na área esportiva e social dentro do município de Maracaju, pois desde 2014 vêm realizando um trabalho de treinamento e iniciação desportiva na modalidade de Basquetebol, atingindo no momento mais de 150 atletas nos Projetos desenvolvidos pelo clube.
No período de 2014 até 2021 participou de (55) ações de participações esportivas pelo Clube, em parceria com Secretaria de Esportes de Maracaju e Escolas de Maracaju, com conquistas: (05) Colocações de 1º Lugar, (09) Colocações de 2º Lugar, (11) Colocações de 3º Lugar, (12) Colocações de 4º Lugar.
Agora o Clube busca o titulo de utilidade publica Estadual.
A Diretoria do Clube deu entrada com a documentação junto ao gabinete do Deputado Estadual Herculano Borges.
Nesta ultima semana, o Deputado apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado para proporcionar este titulo ao MBC.
Segundo Deputado o Clube tem prestado relevante serviços ao esporte Estadual e está se preparando para realizar Projetos mais ambiciosos como a participação no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto feminino, promovido pela CBB, neste ano de 2021 e na Liga Basquete Feminino-LBF em 2022, proporcionando aos nossos jovens Sul-mato-grossenses a continuidade na pratica do esporte de rendimento na fase adulta.
A diretoria do Maracaju Basquetebol Clube também agradece ao Presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann pelo apoio dado junto ao Deputado por mais esta iniciativa do Clube.

MBC-Maracaju Basquetebol Clube participa do Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masc. e Fem.

O MBC-Maracaju Basquetebol Clube confirmou a participação no Campeonato Estadual de Basquetebol Adulto Masculino e Feminino, evento a ser promovido pela Federação de Basketball do Mato Grosso do Sul, com apoio da FUNDESPORTE e CBB-Confederação Brasileira de Basketball.
A Federação definiu a forma disputa da seguinte forma (artigo 6º regulamento):
*Serão organizadas 04 (quatro) regiões com jogos entre as equipes da mesma região e classificando-se para o quadrangular final a primeira colocada de cada região.
*Para realização do campeonato, deverá haver um mínimo de 4 (quatro) equipes por região.
A Região que o MBC vai participar já está definida, serão 04 equipes sendo: 1) MBC/Maracaju, Jardim, Corumbá e Aquidauana.
Os jogos deste grupo acontecerão na cidade de Aquidauna no período 13 a 15 de agosto, sendo primeiro turno da competição e 10 a 12 de setembro, acontece o 2º turno também na cidade de Aquidauana.
A categoria feminina será realizada no mês de novembro.
Os atletas do MBC já iniciarão os treinamentos, estão acontecendo no Ginásio de Esportes Louquinho, as Segundas e Sextas Feiras das 18:00 ás 19:45 horas na categoria masculina, com o Técnico Prof. Edilson Gonçalves.
A categoria Feminina está treinando as terças, quintas e sábado das 18:00 ás 19:45 horas com a Técnica Profª. Carol Morais.
A Diretoria do MBC agradece o apoio da Prefeitura de Maracaju e da Secretaria Municipal de Esportes, Prof. Erlei Pires, pois sem o apoio não seria possível a participação do Clube neste evento de grande destaque no cenário esportivo Estadual.
A assessoria de imprensa do MBC estará divulgando através do site do Clube (www.maracajubasquete) e do instagran (Maracaju basquetebol clube) todas as ações deste evento.

Prefeito Marcos Calderan sancionou a Lei de Utilidade Publica para MBC.

Aconteceu nesta quinta-feira (22) no gabinete do Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a assinatura do Decreto Lei concedendo ao MBC-Maracaju Basquetebol Clube o titulo de Utilidade Publica Municipal.
Marcaram presença Prof. Lotti (Presidente do MBC), Eliseth Paré (Presidente Conselho Fiscal) e o Vereador Laudo Sorrilha.
Projeto de Lei é do Vereador Laudo Sorrilha (nº 004/2021) teve sua aprovação pelos vereadores na sessão ordinária do dia 13 de abril.
O Clube foi fundado em 28 de março de 2014, filiado a Federação de Basketball de MS e a Confederação Brasileira de Basketball, criado com objetivo de desenvolver o Basquetebol em nossa cidade. Desenvolve ações com todas as categorias, deste do pré-mirim (12 anos) até o Master (50 anos), envolvendo cerca de 300 atletas em ambos os sexos, sem custo nenhum para os participantes. Já participou em mais de 100 eventos esportivos dentro e fora do estado. Dados que estão disponíveis no site do Clube (www.maracajubasquete.com).
A Declaração de Utilidade Pública é um benefício regulamentado por meio de Lei.
Com a concessão de Utilidade Pública a entidade poderá firmar convênios com o Poder Público para obtenção de benefícios, apresentando a Certidão emitida por esta Secretaria.
A diretoria do Maracaju Basquetebol Clube-MBC vem preparando o Clube para poder ampliar sua rede de apoiadores.
Para buscar direito a todos os benefícios do terceiro setor, é fundamental que esteja com a documentação em ordem. Assim, o Clube têm direito a diversos benefícios fiscais, obtenção de títulos e qualificações, registros junto ao poder público, além de poder captar recursos diante de órgãos públicos e privados.
Próximo passo neste sentido é buscar a Utilidade Publica Estadual. Na próxima semana a Diretoria estará enviando a solicitação para a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, através do Deputado Estadual Herculano Borges, parceiro do Clube.

Maracaju Basquetebol Clube pode conquistar Utilidade Publica através de Projeto de Lei.

Projeto de Lei do Vereador Laudo Sorrilha de nº 004/2021 – sobre a concessão de utilidade pública ao Clube Esportivo Basquetebol teve aprovação pelos vereadores conectados na última sessão ordinária.
Com a possibilidade de participarem do Campeonato Brasileiro de Clubes adulto, que deve acontecer ainda neste ano e de Maracaju sediar Sub 16, Sub 19 e Sub 21 feminino e masculino no basquete, o projeto pode proporcionar ao MBC e aos desportistas do município chance de estar praticando em competição e tendo rendimento no esporte.
A diretoria do Maracaju Basquetebol Clube não mede esforços para buscar parceria para que Maracaju tenha avanço no esporte, a Câmara Municipal por meio do Presidente Robert Ziemann vem oferecendo apoio sendo ponte com instituições e autoridades para se alcançar o objetivo.
Já o projeto de Lei do vereador Laudo, vai de encontro ao objetivo do MBC, uma vez que a Lei seja aprovada e sancionada, o Clube poderá firmar convênios com o poder público para obtenção de benefícios.

FBMS/MBC-Maracaju Basquetebol Clube participaram da reunião on line para discutir Campeonato Brasileiro Basquete Feminino Adulto.

A Confederação Brasileira de Basketball subiu a bola para o Campeonato Brasileiro feminino de basquete. Em encontro virtual na última quarta-feira, 31 de março, a reunião contou com a participação de 40 equipes interessadas, de 13 estados do país, mostrando a força do basquete feminino e dando o primeiro passo para a possível realização da competição no segundo semestre de 2021, nos mesmos moldes do torneio masculino.
A CBB deu o prazo até 1º de junho para que os times interessados possam ratificar sua participação. Também foi apresentado o formato da disputa, que deve acontecer entre os meses de setembro e novembro de 2021.
O Brasil de olho no Brasileirão feminino (Interessados):
- Nordeste - 4 Estados com 7 equipes;
- Norte - 1 Estado com 1 equipe;
- Centro-Oeste - 3 Estados com 3 equipes;
- Sudeste - 3 Estados com 18 equipes;
- Sul - 3 Estados com 10 equipes.
A Vice-presidente da CBB e diretora do basquete feminino, Paula Gonçalves, a Magic Paula, falou sobre o encontro e a satisfação após esse primeiro passo.
“O interesse nesse momento inicial pela realização do campeonato é surpreendente e nos dá essa visão de quantos apaixonados fazem basquete feminino pelo país, ansiosos por intercâmbio. Acredito que temos que realizar com o número de equipes que for possível neste momento e ir trabalhando para a inclusão de todas as equipes” - explica Paula.
Magic também comentou sobre a formatação do torneio, para que o Brasileirão feminino sirva como um celeiro de revelação de novos talentos.
Definimos que a faixa etária será abaixo de 23 anos e somente três jogadoras adultas podem ser incluídas na equipe e que podem ter passado pela LBF - citou Paula.
O Presidente da Liga de Basquete Feminino, a LBF, Ricardo Molina vê com bons olhos o surgimento do Brasileirão feminino. “Para mim, fico muito feliz com a iniciativa da Confederação. Tenho certeza que a LBF, através do seu campeonato e a CBB, através do Brasileirão, teremos a possibilidade de elevar o basquete feminino no Brasil. Tenho certeza que será um sucesso. E a LBF está sempre à disposição para que o basquete feminino seja grande e forte” - disse Molina.
O Presidente do MBC, Prof. Lotti, espera até o dia 1º de junho conseguir recursos para participação do evento, pois exige um investimento alto para participação no evento.
A Diretora do Departamento Feminino do Clube, Profª. Carol Morais comentou que a Comissão Técnica será formada por profissionais de Maracaju, com intuito de facilitar o trabalho, mas para formar a seleção de atletas iremos buscar apoio dos outros técnicos do Estado que trabalham com o basquete feminino.
A Federação de Basketball de Mato Grosso do Sul, através de seu Presidente, Prof. Eduardo Marques (Batata) fez a indicação do MBC para participação do evento, pois servirá de base para participação na Liga Basquete Feminina em 2022.
O Presidente da FBMS, disse “ estaremos juntos com o MBC nesta caminhada rumo a disputa destas competições, pois irá incentivar muito nossos atletas e servirá de incentivo para base, a meta é disputar a competição somente com atletas de nosso Estado. Sendo assim temos que contar com apoio de todos os amantes do Basquetebol do MS”.
Fonte: Assessoria CBB/MBC/FBMS

Entrevista dos Diretores do MBC para Rádio Cidade FM 104.3 de Maracaju.

O Presidente do MBC Prof. Lotti, juntamente com Prof. Edilson Gonçalves (Vice-Presidente), estiveram presente no programa da Rádio Cidade FM 104.3 de Maracaju, comandado pelo Radialista Osmar Silva.
Na oportunidade falaram para os ouvintes sobre o Projeto de participação do MBC-Maracaju Basquete na Liga de Basquete Feminino Adulto na temporada 2022, com possibilidade também de participar do Campeonato Brasileiro de Clubes, na categoria feminina Adulta, a ser realizado no mês de agosto de 2021.

MBC participou Conselho Arbitral de Clubes da Federação de Basketball do MS temporada 2021.

Foto reunião fevereiro de 2020.

O MBC – Maracaju Basquetebol Clube participou do Conselho Arbitral de Clubes da Federação de Basketball do Mato Grosso do Sul que aconteceu nesta quinta-feira (04), das 14:00 hs as 16:00 horas via online vídeo Conferencia.
A pauta apresentou os seguintes assuntos: Prestação do ano de 2020, Taxa de Anuidade dos Clubes, Calendário Esportivo e Participação do MBC na Liga Feminina de Basquete-LBF edição 2022.
Representando o MBC estavam presente o Presidente do Clube Prof. Lotti, Vice Presidente Prof. Edilson Gonçalves, a Secretaria Profª Carolina Morais e Presidente do Conselho Deliberativo Prof. Carlos Morelli.
Também participaram os Clubes: Seleta/FUNLEC/ CEMTE de Campo Grande Prof. Rodrigo Oliveira, Águia Negra de Rio Brilhante Prof. Robinho, PorãBasket de Ponta Porã Prof. Hugo, CNA-Nova Andradina Prof. Diego, Três Lagoas Basketball, Profª Rute e Prof. Dicão, Anglo-Dourados Profª Michele, CLUBASC-Caarapó Prof. Daniel.
Representando a Federação estavam o Presidente Eduardo Marques de Souza Costa (Batata), Vice Presidente Jorge A. Pereira, Secretário geral Rogers Antônio Sampaio Prado.
Para Maracaju a Diretoria do MBC se comprometeu em sediar 03 eventos do Calendário da Federação para 2021, Sub 16, Sub 19 e Sub 21 no sexo masculino e feminino. As datas serão confirmadas pela Federação de Basketball.
Sobre o assunto da participação do MBC na Liga Basquete Feminina em 2022, Prof. Lotti disse "que a intenção de Maracaju estar a frente deste Projeto é de dar oportunidade as nossas Jovens que praticam Basquete em nosso Estado de seguir a carreira esportiva pelo menos até o termino da Universidade, em competição de alto rendimento."

Diretoria do MBC entrega Projeto da Liga Nacional Basquete Feminina para Governador Reinaldo Azambuja.

A Diretoria do Maracaju Basquetebol Clube, representada pelo seu Presidente Prof. Lotti, Edilson Gonçalves (Vice-Presidente), Carolina Morais (Secretária) e Carlos Morelli (Presidente Conselho Deliberativo) estiveram presente no cerimonial de lançamento da nova Arena Esportiva de Maracaju, com capacidade para 2.500 pessoas sentada, climatizada, com estacionamento, adequada para todas as modalidades esportivas.
Na oportunidade a Diretoria do MBC-Maracaju Basquete entregou ao Governador Reinaldo Azambuja e para o Presidente da FUNDESPORTE Marcelo Miranda o Projeto de participação do MBC-Maracaju Basquete na Liga Nacional de Basquete Feminino Adulto na temporada 2022, ocasião que acontecerá a inauguração da Nova Arena.
O Presidente da FUNDESPORTE Marcelo Miranda disse que não vai medir esforços para atender esta parceria, pois temos que partir para este avanço no esporte, levar nossos atletas para disputar a competições adultas a nível Nacional e mostrar que Mato Grosso do Sul tem Clubes que podem representar muito bem nosso Estado. Finalizou que Maracaju está de parabéns pela iniciativa destes profissionais de Educação Física que levantaram esta bandeira, além de contar com apoio do Prefeito Marcos Calderan e o Vice Maurão, Presidente da Câmara Vereador Robert e do Secretario de Esportes Prof. Erlei.
O Secretário de Governo Estadual, Eduardo Riedel, abraçou a ideia e na próxima semana estará recebendo a Diretoria do MBC e o Presidente da FUNDESPORTE no sentido de juntos buscarem outras parcerias, levando o Projeto para buscar uma parceria com SESI-Serviço Social da Indústria, pois Maracaju tem uma unidade do SESI e podem casar está união SESI-MBC, como acontece no Estado de São Paulo em várias modalidades.
Outra conquista importante para o MBC foi adesão do Deputado Estadual Herculano Borges que tem ajudado muito o esporte do nosso Estado e vai caminhar junto com a gente e tem sido nosso elo com o governo, disse Prof. Lotti Presidente do MBC.

MCB-Maracaju Basquete recebe a visita do Deputado Estadual Herculano Borges.

Na tarde desta quinta-feira (11) o Deputado Estadual Herculano Borges fez uma visita na cidade de Maracaju e na oportunidade manteve contato com o Presidente do MBC-Maracaju Basquetebol Clube, Prof. Lotti e com o Secretário de Esportes de Maracaju, Prof. Erlei Pires Dias.
Deputado Herculano é formado em Educação Física, tendo um relevante serviço na área esportiva, principalmente em Campo Grande onde formou várias boas equipes na modalidade de Futsal, além de ter contribuído em muito para o desenvolvimento do esporte no Estado.
Na visita em Maracaju o Deputado recebeu o Projeto “MBC na Liga Nacional de Basquete Feminino”, onde garantiu total apoio ao Projeto. Bem como se prontificou de trabalhar em prol do esporte Maracajuense e que o Prof. Erlei tem um parceiro na Assembleia para atender as reinvindicações da Secretaria de Esportes de Maracaju.
Herculano disse “que o Governo do Estado, através da FUNDESPORTE, irá abrir um Edital para fomentar o desenvolvimento destes Projetos como do MBC para o Basquete Feminino e do Projeto do Futsal Masculino de Dourados, que tem como objetivo participar de competições a nível nacional na categoria adulto. Com isso a FUNDESPORTE, na sua opinião, fecha um ciclo de investimento no Esporte do nosso Estado, que começou com desenvolvimento do Desporto Escolar, com iniciativas como aulas de treinamento nas Escolas e melhores condições de alojamento e alimentação aos atletas e dirigentes que participam nos Jogos Escolares, além do apoio nos Campeonatos de Base das Federações, destacando Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.”
Prof. Lotti, disse “que a Diretoria do MBC está se mobilizando para viabilizar parceiros para este Projeto. Nesta semana tivemos duas importantes reuniões uma com os Dirigentes da ASSEMA – Associação Empresarial de Maracaju, Fernandes Figueiredo Cristaldo (Presidente) e Jésu Emerick Guimarães (Tesoureiro) e agora com Deputado Herculano. Com a ASSEMA a reunião foi produtiva, pois receberam nosso Projeto como uma importante iniciativa para nossa cidade, e na próxima Assembleia da entidade, será incluída na pauta a apresentação do Projeto para uma aprovação da parceria entre ASSEMA e MBC. Finalizou dizendo que já temos apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Deputado Herculano e da ASSEMA com certeza. Até o final de fevereiro vamos fechar nosso quadro de parceiros, pois no dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, aproveitando a data fazer o lançamento oficial deste Projeto, com isso abrindo mais um espaço para Mulher no esporte.”

Instituto Pequeno Cidadão e MBC oficializam parceria para Projeto Mini Basquete.

O Instituto Pequeno Cidadão é uma entidade que atua na defesa de crianças e adolescentes, proporcionando desenvolvimento social, educacional e esportivo, além de promover também ações em outras áreas, no município de Maracaju e região.
Já o MBC-Maracaju Basquetebol Clube, é uma Associação Esportiva que representa nossa cidade na modalidade de Basquetebol a nível Estadual e Nacional, envolvendo cerca de 300 atletas no sexo feminino e masculino, em faixas etárias que vai dos 12 até os 60 anos.
Desta forma as duas Entidades se uniram para iniciar um novo Projeto denominado “Mini Basquete” em nossa cidade.
O Projeto irá atender crianças de 07 até 10 anos, em ambos os sexos, com iniciação esportiva na modalidade de Basquetebol, objetivando formar novos atletas para modalidade e participar de competições a nível Estadual e Nacional.
Também conta com apoio da Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Esportes, Assistência Social e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Cada entidade terá uma responsabilidade no Projeto, o Instituto Pequeno Cidadão irá desenvolver o lado social do Projeto, onde os Pais das crianças irão fazer oficinas de geração de rendas, educação dos filhos e outras ações que o Instituto já desenvolve.
Para coordenar o Projeto foi convidada a monitora Etel Pache, atleta da modalidade de Basquetebol e cursando o 4º ano de Educação Física, para ficar a frente do Projeto e cuidar do processo pedagógico de iniciação desportiva do mini basquete, sendo monitorado pela equipe técnica do MBC.
As ações do Projeto terão seu inicio previsto para o mês de março, dependendo da liberação da Secretaria Municipal de Esportes, pois a Secretaria ficará responsável na cedência da parte de estrutura física, onde ira acontecer às aulas de iniciação esportiva.
Vereador Robert/ Instituto Pequeno Cidadão e Prof. Lotti/MBC estão muito empolgado com esta nova iniciativa, pois é mais uma ação que irá beneficiar nossas crianças nesta faixa etária, e o que é mais importante, Pai e Mãe serão pessoas importantes dentro do Projeto, envolvendo assim toda Família, objetivo maior do Instituto Pequeno Cidadão.

Presidente da Câmara de Vereadores recebe Diretoria do MBC – Maracaju Basquete.

Na manhã desta quarta-feira (20) no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, o vereador Presidente Robert Ziemann (PSDB) recebeu a Diretoria do Maracaju Basquetebol Clube–MBC, representada pelo Presidente Prof. Lotti, pelo Vice-Presidente Edilson Gonçalves e a Tesoureira Walquiria Beatriz Cruz.
Dois assuntos foram pauta da reunião: 1) Projeto “Maracaju Basquetebol Clube - MBC na Liga Nacional de Basquete Feminino Adulto em 2022”; 2) Parceria entre o MBC e Instituto Pequeno Cidadão “Fazendo acontecer o amanhã”.
Na primeira pauta a Diretoria do MBC fez a entrega do Projeto “MBC na Liga Nacional de Basquetebol Feminino Adulto”, com intuito de que a Câmara de Vereadores seja parceira do MBC na construção desta proposta, no sentido de que a mesa Diretora da Câmara esteja junto com a Diretoria do Clube na busca de parceiros que possam investir recursos no Projeto, junto ao Governo Estadual, Municipal, emenda parlamentar Estadual e Federal e empresas privadas.
Já na segunda pauta o Vereador Robert Ziemann que foi o idealizador e apoiador constante do Instituto Pequeno Cidadão, que presta relevantes serviços as nossas crianças e jovens de nossa cidade, atendendo principalmente a camada mais vulnerável da sociedade, propôs a Diretoria do MBC uma parceria no sentido de introduzir uma Escolinha de Basquetebol, atendendo crianças de 08 até 13 anos nas ações esportivas do Instituto Pequeno Cidadão.
Para o Vereador Robert Ziemann a reunião foi excelente e muito proveitosa, pois o esporte é um instrumento que ajuda muito no desenvolvimento social, principalmente em crianças, adolescentes e jovens formando seu caráter e influenciando em muito no aspecto da educação disciplinar. Garantiu todo apoio da Câmara e se prontificou em agendar e estar junto nas reuniões com o Governo Estadual via FUNDEPORTE e nas instituições como UNIGRAN e SESI.
Segundo Prof. Edilson Gonçalves, Vice-Presidente, “o MBC recebe mais um apoio importante na construção do Projeto, que somado ao apoio do Prefeito Marcos Calderan poderemos tirar do papel e colocar em pratica as ações. Finalizou que nosso próximo passo é conversar com a esfera Estadual, buscar a parceria com Governo via FUNDESPORTE e Deputados Estaduais”.

MBC – Maracaju Basquete entrega Projeto ao Prefeito Marcos Calderan.

A Diretoria do MBC-Maracaju Basquetebol Clube, representada pelo Presidente Prof. Lotti, pelo Vice-Presidente Edilson Gonçalves, pelo Presidente do Conselho Deliberativo Prof. Carlos Morelli, reuniram nesta tarde de quinta-feira (19) com o Prefeito Marcos Calderan e o Secretário de Esportes Prof. Erlei Pires Dias, no gabinete do Prefeito na Prefeitura de Maracaju.
Na pauta da reunião foi apresentado para o Prefeito Marcos um Projeto que visa à participação do Maracaju Basquetebol Clube - MBC na LBF Caixa de Basquetebol Feminino categoria Adulto, promovido pela Liga Nacional de Basquete Feminino patrocinado pela Caixa Econômica Federal, evento que acontece todos os anos no período março a agosto.
O projeto do MBC prevê a participação do Clube na competição somente em 2022, pois este ano 2021 iremos nos preparar, buscando parcerias e montando uma equipe, pois em nosso Estado não temos atletas suficiente para disputar uma competição deste nível. Mas o objetivo do Projeto é também aproveitar atletas de Mato Grosso do Sul, principalmente atletas na faixa etária de 17 ate 21 anos.
Segundo Prof. Lotti, “a participação do Clube na Liga Nacional irá colocar nossa cidade e o Estado em evidencia, pois atualmente somente 09 Clubes participam desta competição. E nossa participação em 2022 irá coincidir com a inauguração da Nova Arena Esportiva que vai ser construída pelo Governo do Estado em Maracaju, onde o Clube poderá fazer a inauguração da Arena com uma partida da Liga Nacional de Basquetebol, evento que tem cobertura da mídia Nacional. Finalizou dizendo que não podemos apenas depender do apoio financeiro da Prefeitura, temos que buscar outras parcerias para colocar em pratica o Projeto”.
O Prefeito Marcos achou muito bom o Projeto, pois iremos apoiar outra modalidade, não ficando só no futebol. A proposta de buscar recursos financeiros em outras parcerias ajuda a Prefeitura, pois não dispomos de recursos para bancar um Projeto de nível Nacional, na sua integra. Precisamos de investimento do Governo Estadual e Empresas privadas. Disse também que o planejamento para participação em 2022 dá um tempo para nós organizarmos financeiramente, pois estamos assumindo a Prefeitura e não podemos sair investindo recursos em tudo que aparece, tem que planejar e ter responsabilidade fiscal. Mas sou favorável a tudo que venha para melhorar a qualidade de vida da população e o desenvolvimento de nossa cidade.
A assessoria do MBC após o aval do Prefeito e da Secretaria de Esportes de Maracaju através do Secretário Prof. Erlei, irá colocar em pratica o plano de buscar outros parceiros.
No Planejamento teremos os meses janeiro e fevereiro para reunir com outros parceiros e se tudo der certo estaremos fazendo o lançamento oficial do Projeto no dia 08 de março, dia internacional da mulher, aproveitando programação desta data, pois vamos valorizar nossas mulheres participando desta competição.
Nossa meta é reunir ainda neste mês de Janeiro com o Presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju Robert Ziemann, Presidente da FUNDESPORTE Marcelo Miranda; com o Chefe de Governo Estadual Eduardo Riedel para juntos levar o Projeto para Diretoria do SESI/MS-Serviço Social da Indústria; com o Vice-Governador Murilo Zauith proprietário da UNIGRAN, pois nossa proposta é termos a Universidade como parceira na parte do desenvolvimento técnico e conhecimento cientifico esportivo, finalizando com a Federação de Basketball do MS com seu Presidente Prof. Eduardo Marques (Batata).
No mês de fevereiro estaremos buscando as parcerias com empresas privadas do Estado e de nossa cidade.
Se quiser saber mais do Projeto, acesse abra pagina Projetos e no Instagran do Clube (maracaju basquetebol clube).

Presidente convoca reunião do Conselho Fiscal.

O Presidente reeleito do Maracaju Basquetebol Clube-MBC, Prof. Lotti, irá reunir com o Conselho Fiscal neste dia 07 de janeiro, quinta-feira, para apresentar o balancete fiscal do Clube referente ao período fiscal ano 2020.
O Conselho Fiscal é um órgão do Clube que se reuni na primeira quinzena de janeiro para analisar e aprovar as contas da entidade.
Nos anos de 2017, 2018 e 2019, os Conselheiros já analisaram as contas e aprovaram. Agora irão analisar o ano de 2020 para fechar o mandato anterior, também presidido pelo Prof. Lotti.
Na pagina do nosso site, Sobre o MBC, temos um pagina reservada, onde publicamos relatório fiscal, bem como as atas assinadas pelos Conselheiros.

MBC – Maracaju Basquete elegeu nova Diretoria para 3º Mandato.

Na ultima segunda-feira, ás 17:30 horas aconteceu no MBC- Maracaju Basquetebol Clube, Assembleia Geral de eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, para administrar a entidade por 3 anos, dezembro de 2020 até dezembro de 2023.
O Maracaju Basquetebol Clube - MBC é um Clube Esportivo, representante oficial do Município, na modalidade de Basquetebol, fundado em 28 de março de 2014, com sua sede localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 780, Bairro Paraguai, Maracaju, Mato Grosso do Sul, filiado na Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul e Confederação Brasileira de Basquetebol – CBB.
Apesar de ser um Clube recém-fundado vêm atingindo os objetivos propostos, onde têm a meta principal de incentivar o Basquetebol em nosso Município em todas as categorias, participando de eventos realizados pelas Federações onde o Clube é filiado e outros entidades promotoras de eventos.
Apesar da pouca idade do Clube, nosso grupo trabalha com o Basquetebol há muito tempo desde 1983, anteriormente representávamos o MAC – Maracaju Atlético Clube nas competições de Basquetebol, mas nos últimos anos a Diretoria do MAC não deu apoio ao Basquetebol, em razão disso resolvemos separar e criar o MBC – Maracaju Basquetebol Clube.
Vamos entrar no terceiro mandato do Clube, no primeiro mandato o Presidente foi o Prof. Carlos Morelli, desenvolvendo com sua Diretoria o bom trabalho, participando de quase todos os eventos promovidos pela FBMS e FUNDESPORTE e conquistando vários títulos. Contanto sempre com apoio se da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes com Prof. Ednelson.
No segundo mandato da Diretoria do Clube, Prof. Lotti dirigiu o Clube por 03 anos, onde continuou com o trabalho e programou algumas outras ações já planejadas pela Diretoria anterior. Destaque para criação da Sala do Basquetebol, denominada Prof. Alemão, localizada no Estádio Loucão. Bem como criação do site do clube www.maracajubasquete.com com mais de 172.000 visualizações, além também de criar uma pagina no instagram para informar das ações do Clube.
Segundo prof. Lotti, as eleições deveriam ter acontecido em março, mas com o problema da Pandemia, somente agora conseguimos organizar as Eleições do Clube.
Como estamos limitados para realizar reuniões, mantivemos contatos pelo watsap e visitamos os sócios do Clube individualmente e organizamos nossa eleição.
Para o terceiro mandato da Diretoria tivemos a reeleição do Prof. Lotti, que irá comandar o Clube por mais 03 anos.
“Com certeza vamos cumprir o que já foi planejado, buscando junto ao poder publico e a iniciativa privada patrocínio para custear nossos projetos. Finalizou dizendo que espero continuar com apoio da Prefeitura através do Prefeito Marcos Calderan e do Vice-Maurão, e de nossas Empresas e do Governo do Estado através da FUNDESPORTE, pois trabalhamos para dar oportunidade à criança, adolescente, jovem, adulto e master, proporcionando lazer e bem estar social, através do Basquetebol.”
O atual quadro administrativo do Clube é composto pelas seguintes pessoas sócias do Clube:
Diretoria Executiva: Presidente: Aparecido José Damaceno (Lotti), Vice Presidente: Edilson dos Santos Gonçalves, Secretário: Carolina Morais de Lima, Tesoureiro: Valquiria Beatriz Cruz.
Diretores de Departamentos: Departamento Técnico: Diretor Edilson dos Santos Gonçalves, Departamento Social: Diretora Derivalda Aparecida da Silva do Carmo, Departamento Relações Publica/ Marketing: Diretora Etel Ribeiro Pache, Departamento Patrimônio/ Transporte: Diretor Alfredo Silva, Departamento Jurídico: Diretora Giordana de Matos Damaceno, Departamento Saúde/ Nutrição: Diretora Marcela Leão da Silva, Departamento Saúde: Diretora Giliana de Matos Damaceno.
Conselho Deliberativo: Carlos Romeu da Silva Morelli, Jeamilton de Oliveira Barbosa, Rodrigo de Souza Oliveira, Edison Oliveira dos Santos, Ana Rosa Flores de Ambrozio, Ana Paula Leão Barbosa, Marcela Leão da Silva, Alfredo Silva, Nadima do Nascimento Adão, Etel Ribeiro Pache.
Conselho Fiscal: Derivalda Aparecida da Silva do Carmo, Andreia Ratier Martins, Elizeth Paré Freitas, Alex Fachi Loureiro, Kamilly Nicoly Cote Alvarenga.
A posse da nova Diretoria está prevista para segunda quinzena de janeiro.